Total de visualizações de página

22 de set. de 2010

Arvore

DIA DA ARVORE.
O que seria de nós sem as árvores?
Onde nos esconderíamos do sol?
Muitas culturas seriam perdidas.
Dependeríamos de máquinas, porém não seriamos livres.
Não teríamos frutos e toda a terra seria um deserto.
Seriamos consumidos pelo sol.
Não teríamos beleza e nem pássaros, pois onde fariam seus ninhos?
Sem mais nem menos buscaríamos forças em algum planeta vizinho e se achássemos uma semente, poderíamos recomeçar a vida no planeta terra.

Vítor Sousa Mesquita

21 de set. de 2010

O que significa moleque

Moleque é uma palavra da língua portuguesa vem do Quimbundo "muleke", que significa menino, rapazote, menino de pouca idade. Originalmente era usado apenas em referência à criança negra, ao negrinho. Hoje já não se reconhece mais este significado. Durante a escravidão, tratar um branco por "moleque" era uma grande ofensa, uma vez que este termo referia-se sempre ao escravo. Atualmente, além de indicar qualquer garoto (às vezes, utilizado para designar a criança levada, travessa, seja ele branca ou negra), também pode ser utilizado (quando em relação a um adulto) para designar um individuo sem vergonha, sem palavra, sem responsabilidade, cujas atitudes são iguais a de uma criança.

O Quimbundo é uma das línguas bantas mais faladas no noroeste de Angola, emprestando muitos termos tanto para Portugal quanto para o Brasil.

11 de set. de 2010

Idade media

Introdução
A Idade Média teve início na Europa com as invasões germânicas (bárbaras), no século V, sobre o Império Romano do Ocidente. Essa época estende-se até o século XV, com a retomada comercial e o renascimento urbano. A Idade Média caracteriza-se pela economia ruralizada, enfraquecimento comercial, supremacia da Igreja Católica, sistema de produção feudal e sociedade hierarquizada.

Estrutura Política
Prevaleceu na Idade Média as relações de vassalagem e suserania. O suserano era quem dava um lote de terra ao vassalo, sendo que este último deveria prestar fidelidade e ajuda ao seu suserano. O vassalo oferecia ao senhor, ou suserano, fidelidade e trabalho, em troca de proteção e um lugar no sistema de produção. As redes de vassalagem se estendiam por várias regiões, sendo o rei o suserano mais poderoso.
Todo os poderes jurídico, econômico e político concentravam-se nas mãos dos
senhores feudais, donos de lotes de terras (feudos).

Sociedade Medieval
A sociedade era estática (com pouca mobilidade social) e hierarquizada. A nobreza feudal (senhores feudais, cavaleiros, condes, duques, viscondes) era detentora de terras e arrecadava impostos dos camponeses. O clero (membros da Igreja Católica) tinha um grande poder, pois era responsável pela proteção espiritual da sociedade. Era isento de impostos e arrecadava o
dízimo. A terceira camada da sociedade era formada pelos servos (camponeses) e pequenos artesãos. Os servos deviam pagar várias taxas e tributos aos senhores feudais, tais como: corvéia (trabalho de 3 a 4 dias nas terras do senhor feudal), talha (metade da produção), banalidades (taxas pagas pela utilização do moinho e forno do senhor feudal).

Economia Medieval
A economia feudal baseava-se principalmente na agricultura. Existiam moedas na Idade Média, porém eram pouco utilizadas. As trocas de produtos e mercadorias eram comuns na economia feudal. O feudo era a base econômica deste período, pois quem tinha a terra possuía mais poder. O artesanato também era praticado na Idade Média. A produção era baixa, pois as técnicas de trabalho agrícola eram extremamente rudimentares. O arado puxado por bois era muito utilizado na agricultura.


Religião na Idade Média

Na Idade Média, a Igreja Católica dominava o cenário religioso. Detentora do poder espiritual, a Igreja influenciava o modo de pensar, a psicologia e as formas de comportamento na Idade Média. A igreja também tinha grande poder econômico, pois possuía terras em grande quantidade e até mesmo servos trabalhando. Os monges viviam em mosteiros e eram responsáveis pela proteção espiritual da sociedade. Passavam grande parte do tempo rezando e copiando livros e a Bíblia.

Educação, cultura e arte medieval
A educação era para poucos, pois só os filhos dos nobres estudavam. Esta era marcada pela influência da Igreja, ensinando o latim, doutrinas religiosas e táticas de guerras. Grande parte da população medieval era analfabeta e não tinha acesso aos livros.

A
arte medieval também era fortemente marcada pela religiosidade da época. As pinturas retratavam passagens da Bíblia e ensinamentos religiosos. As pinturas medievais e os vitrais das igrejas eram formas de ensinar à população um pouco mais sobre a religião.
Podemos dizer que, no geral, a cultura medieval foi fortemente influenciada pela religião. Na arquitetura destacou-se a construção de
castelos, igrejas e catedrais.

As Cruzadas
No século XI, dentro do contexto histórico da expansão árabe, os muçulmanos conquistaram a cidade sagrada de Jerusalém. Diante dessa situação, o papa Urbano II convocou a Primeira Cruzada (1096), com o objetivo de expulsar os "infiéis" (árabes) da Terra Santa. Essas batalhas, entre católicos e muçulmanos, duraram cerca de dois séculos, deixando milhares de mortos e um grande rastro de destruição. Ao mesmo tempo em que eram guerras marcadas por diferenças religiosas, também possuíam um forte caráter econômico. Muitos cavaleiros cruzados, ao retornarem para a Europa, saqueavam cidades árabes e vendiam produtos nas estradas, nas chamadas feiras e rotas de comércio. De certa forma, as Cruzadas contribuíram para o renascimento urbano e comercial a partir do século XIII. Após as Cruzadas, o Mar Mediterrâneo foi aberto para os contatos comerciais.

As Guerras Medievais

A guerra na Idade Média era uma das principais formas de obter poder. Os senhores feudais envolviam-se em guerras para aumentar suas terras e o poder. Os cavaleiros formavam a base dos exércitos medievais. Corajosos, leais e equipados com escudos, elmos e espadas, representavam o que havia de mais nobre no período medieval.

Peste Negra ou Peste Bubônica
Em meados do século XIV, uma doença devastou a população européia. Historiadores calculam que aproximadamente um terço dos habitantes morreram desta doença. A Peste Negra era transmitida através da picada de pulgas de ratos doentes. Estes ratos chegavam à Europa nos porões dos navios vindos do Oriente. Como as cidades medievais não tinham condições higiênicas adequadas, os ratos se espalharam facilmente. Após o contato com a doença, a pessoa tinha poucos dias de vida. Febre, mal-estar e bulbos (bolhas) de sangue e pus espalhavam-se pelo corpo do doente, principalmente nas axilas e virilhas. Como os conhecimentos médicos eram pouco desenvolvidos, a morte era certa. Para complicar ainda mais a situação, muitos atribuíam a doença a fatores comportamentais, ambientais ou religiosos.

Revoltas Camponesas: as Jacqueries
Após a Peste Negra, a população européia diminuiu muito. Muitos senhores feudais resolveram aumentar os impostos, taxas e obrigações de trabalho dos servos sobreviventes. Muitos tiveram que trabalhar dobrado para compensar o trabalho daqueles que tinham morrido na epidemia. Em muitas regiões da Inglaterra e da França estouraram revoltas camponesas contra o aumento da exploração dos senhores feudais. Combatidas com violência por partes dos nobres, muitas foram sufocadas e outras conseguiram conquistar seus objetivos, diminuindo a exploração e trazendo conquistas para os camponeses.

Mais jogos

10 de set. de 2010

Super côcô


Naquele dia um côcô vagava tranquilamente,falava com os seus semelhantes,conversava sobre coisas engraçadas,até uma coisa estranha aconteceu,um famoso super heroi que dizia:-hoje eu realmente estou com muita vontade de fazer côco.Então aquele momento iria marcar a história da humanidade,ele
então correu pro banheiro e disse já no
vaso:-5;4;3;2;1;0, com a tamanha força de um côco
de um super ele saiu voando.mas tarde ela voutou e adimirou aquela imensidão marrom.
fim

8 de set. de 2010

gatos







lindos mas espertos
Tragedia:
Gato fez um"serviço" na cama de duas pessoas inocentes,sera condenado a 6 anos de cadeia e se dizem inocentes.Nesse momento ao estamos dando um minuto de silêncio para cama.

Desenhar um homem


3 de set. de 2010

fundo do mar extremo

não deu pra resistir,coiiiiiiiiiisa feia





dinossauros

- Amazonssauro: foi uma espécie de dinossauro herbívoro e quadrúpede que viveu durante o período Cretáceo. Media em torno de 13 metros de comprimento, 5 metros de altura e pesava cerca de 10 toneladas. Esse dino foi encontrado na Amazônia e é um dos menores Saurópodes já descobertos. Esse dinossauro aparece na imagem principal do texto.

- Angaturama limai: era um dinossauro grande, podendo chegar a uns oito metros de comprimento e a pesar cerca de 1 tonelada. foi um Spinosauridae que viveu a 110 milhões de anos na Chapada do Araripe, Ceará.

- Carnossauro: viveu no período Cretáceo nas regiões onde hoje estão os estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Maranhão, onde podem ser encontrados dentes fósseis.

1 de set. de 2010

Como desenhar um dinossauro













. Desenho dinossauros é complicado - mas aqui estão algumas ótimas dicas para o detalhe de dinossauro ...

Você vai precisar de:
• Livro
• lápis colorido ou giz de cera

Comece por desenhar um corpo arredondado - uma espécie de forma de bola de rugby.


Em seguida, adicione o pescoço e a cauda curvada.

Ambos partem pedaços perto do corpo, então, fazer mais fina na direção da ponta.

Se você ficar sem espaço para a cauda, lembre-se que pudesse voltar sobre si mesmo, como esta.


As pernas são uma espécie de lingüiça de gordura que a curva para o exterior - um pouco como bumerangues!

A cabeça, em comparação com o pescoço, é muito pequeno - com um focinho longo.


Ajuste todas as suas formas até que você esteja feliz com a forma de dinossauro básicas que você está com a esquerda.

A cor da pele e textura dos dinossauros ainda confundem a maioria dos especialistas.

Mas nós pensamos que tinha a pele verde escura enrugada, assim Neil usado um lápis verde escuro aqui. Comece indo ao redor do contorno para quebrar a tomar forma. Faça-o irregular e acidentado, especialmente em torno das pernas.

Desenhe um groove muito baixo o dinossauro está de volta e até seu pescoço, e um abaixo da barriga e na cauda.

Dois sulcos enrugados baixo de cada perna fazem parecer velho, mas resistente.

Construir lotes de rugas e músculos em todo o dinossauro.

Quando vem para as pernas, fazer curvas rugas ao redor da parte superior.

Não se esqueça da cara!

Especialistas calculam os dinossauros tinham longas bocas, narinas grandes e os olhos puxados!

Como sobre alguns bits verde claro?

E uma pitada de amarelo, todo para uma sensação de répteis.

Adicione um pouco de branco destaques em torno das pernas ...

... E algumas sombras mais escuras para fazer a sua visualização em 3D do dinossauro.


Ninguém sabe realmente como este é preciso - mas as rugas ótimo não?

É fácil - experimente você mesmo




minha vez

Como desenhar um carro:

você vai precisar de:
  • lapis de cor
  • lapis ou caneta

vamos começar:


desenhe uma linha curva para forma a frente


depois mais essa linha reta



outra linha reta





embaixo mais uma linha curva







uma linha reta embaixo do carro







agora tente colorir do seu jeito

isso não foi um carro que se diga,lindo,ooh,mais ...

Isso e só o começo