Total de visualizações de página

24 de out. de 2010

stikz

Sabe quando perguntam para você se você sabe desenhar e você responde que só sabe fazer bonecos palito? Com o Stykz você não pode dar nenhuma desculpa porque é exatamente isso que o programa faz. Crie as suas próprias animações em bonecos palito de maneira extremamente fácil e depois saia mostrando para todo mundo que você é sim capaz.

Preparando os palitinhos

Ao clicar para iniciar uma nova animação, você já conta com um personagem palitinho na tela. Se quiser adicionar mais um boneco ou objeto, vá no menu Figure. Lá você encontra opções para adicionar um ponto sozinho (Single Node), uma linha (Single Line), um quadrado (Square), um círculo (Circle), um boneco palito normal (Stykz Figure) e um segundo boneco palito (Pivot 2 Figure).

Cada elemento é dividido em vários pontos. São eles que controlam a estrutura de cada um dos objetos/personagens. Quando você clica em um dos pontos, segura o botão e arrasta para os lados, a linha inteira se mexe. É como se estivesse se movimentando. Se você arrastar o ponto amarelo, o objeto inteiro vai se movimentar de uma vez só.

Editando os palitos

Se você segurar CTRL e arrastar um dos pontos, ele esticará. Já para distorcer uma forma, segure CTRL + ALT e arraste um ponto. É claro que também é possível aumentar a quantidade de pontos em um objeto: basta segurar ALT e clicar no meio de uma das linhas. Para apagar o procedimento é o mesmo, é só segurar ALT e clicar no ponto.

Você também pode desenhar um elemento a partir do zero na tela. Para isso, clique com o botão direito, segure ele e depois arraste o botão esquerdo para o lado. Assim, será feita uma linha.

Nenhum comentário: