Google Inc. (NASDAQ: GOOG) é uma multinacional estadunidense de computação em nuvem pública, buscador na Internet e uma corporação de tecnologias de publicidade. O Google hospeda e desenvolve uma série de serviços e produtos baseados na Internet e gera lucro principalmente através da publicidade pelo seu programa AdWords.[3][4] A empresa foi fundada por Larry Page e Sergey Brin, muitas vezes apelidados de "Google Guys",[5][6][7] enquanto os dois estavam frequentando a Universidade de Stanford como Ph.D.s. Foi fundada como uma empresa privada em 4 de setembro de 1998 e sua oferta pública inicial foi realizada em 19 de agosto de 2004. A missão declarada da empresa desde o início foi "organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil"[8] e o slogan oficial da empresa - inventado pelo engenheiro do Google Paul Buchheit - é "Não seja maligno" (em inglês: "Don't be evil").[9][10] Em 2006, a empresa mudou-se para sua atual sede, em Mountain View, Califórnia.
O Google é executado através de mais de um milhão de servidores em data centers ao redor do mundo[11] e processa mais de um bilhão solicitações de pesquisa[12] e vinte petabytes de dados gerados por usuários todos os dias.[13][14][15] O rápido crescimento do Google desde sua incorporação culminou em uma cadeia de outros produtos, aquisições e parcerias que vão além do núcleo inicial como motor de buscas. A empresa oferece softwares de produtividade online, como o software de e-mail Gmail, e ferramentas de redes sociais, incluindo o Orkut e, mais recentemente, o Google Buzz. Os produtos do Google se estendem à área de trabalho, com aplicativos como o navegador Google Chrome, o programa de organização de edição de fotografias Picasa e o aplicativo de mensagens instantâneas Google Talk. Notavelmente, o Google também lidera o desenvolvimento do sistema operacional móvel para smartphones Android, usado em celulares como o Nexus One e o Motorola Droid. O Alexa classifica o Google como o website mais visitado do mundo.[16] O Google também foi classificado pela revista Fortune como o quarto melhor lugar do mundo para se trabalhar[17] e como a marca mais poderosa no mundo pela BrandZ.[18] A posição dominante no mercado dos serviços do Google levou a críticas da sociedade sobre assuntos como privacidade, direitos autorais e censura.[19][20]
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