Total de visualizações de página

4 de nov. de 2010

como surgiu o photoshop

Nesta quarta-feira (10) o Photoshop completa 20 anos. O programa que é parte da vida de todo web designer passou por muitas mudanças desde que surgiu em 1990, criado por uma família muito talentosa, composta por um professor de engenharia (Glen Knoll), um estudante de PHD em engenharia (Thomas Knoll) e um especialista em efeitos especiais que trabalhava na Industrial Light and Magic (John Knoll).

Em 1987, Thomas estudava engenharia quando criou uma ferramenta para um programa traduzir imagens monocromáticas para escala de cinza em seu monitor. O sucesso da ferramenta levou Thomas a criar mais programas semelhantes para melhorar imagens digitais.

Quando John viu a descoberta de seu irmão, recomendou que Thomas transformasse todos esses aplicativos em um editor de imagens completo.

Em 1988, os irmãos lançaram o Image Pro, que tomou tanto tempo para ser criado que a tese do PHD de Thomas foi até interrompida. Em menos de seis meses, os irmãos fecharam parceria com uma empresa de scanners, a Barneyscan, que comprou 200 cópias do programa para enviar com seus aparelhos.

Após tentativas frustradas de vender seu produto para algumas empresas, os irmãos fecharam uma parceria com a Adobe, o que lançou o Photoshop e a empresa para o sucesso. O Adobe 1.0 foi lançado em 1990.

Desde então, o programa traz cada vez mais ferramentas e aplicativos, e é o editor de imagens mais utilizado por web designers, fotógrafos e usuários comuns.

Nenhum comentário: