
Em inglês: “fate”. Em árabe se diz “maktub”. Os portugueses chamam “fado”. Os exotéricos dizem “destino” ou, mais sonoro e poético, “assim estava escrito”.

Mas digo que o filme é inteligentíssimo por um único detalhe. Toda a jornada de Jamal (Dev Patel), desde a trágica infância até protagonizar um quiz show que pode fazer dele um milionário, poderia fazer desacreditar o mais tolo dos expectadores quanto à sua verossimilhança. Exceto por um único detalhe que a tudo explica e justifica. Uma chave para entender a razão de tudo e que é dada logo na abertura do filme. Com essa chave tudo é possível (e crível), pois através dela tudo faz sentido.
Por isso, "Slumdog Millionaire" é um filme inteligentíssimo, porque transforma sua diegese em uma trapaça, capaz de anular qualquer argumento contra sua verossimilhança.
Jamal K. Malik nasceu nas favelas indianas de Mumbai e junto com seu irmão e uma menina sobreviveu ao massacre que matou seus pais. A partir daí ele e o irmão sobrevivem às diversas asperezas da vida, que vão da exploração infantil até a violência urbana. Mas Jamal não se esquece de Latika (Freida Pinto), a garota que sobreviveu e viveu com eles durante um tempo até se separarem. Toda essa história é contada em flashback, enquanto Jamal, já adulto, participa de um programa de perguntas no estilo Show do Milhão que se chama Quem Quer Ser um Milionário?
Jamal é um jovem simples, sem estudos, que trabalha servindo café numa central de telemarketing. No entanto, ele consegue seguir adiante no programa, acertando mais e mais perguntas e ultrapassando o ponto onde nem os mais brilhantes e estudados homens conseguiram chegar. Façanha que pode fazer dele um milionário.
O que todos se perguntam e que torna Jamal um fenômeno de audiência é como um rapaz pobre e sem educação conseguiu chegar tão longe. E o que o filme vai mostrando em flashback é que cada pergunta e cada resposta estão ligadas, por acaso, a um momento da vida de Jamal. Mas o que Jamal busca não é se tornar um milionário, ele quer apenas encontrar Latika.

Enquanto obra de cinema, "Quem Quer Ser um Milionário?" é um ótimo entretenimento e cumpre bem seu papel. Sua narrativa fragmentada em flashbacks consegue dar uma profundidade de passado ao protagonista e isso o torna razoavelmente convincente. O filme não é regular, pois alterna momentos de realismo com alguns mais fantasiosos, além dos atores que interpretam três personagens em três momentos (infância, adolescência e adulto), o que faz com que as interpretações nem sempre se mantenham regulares.
No geral, Slumdog Millionaire não chega a ser uma obra-prima, longe disso, mas é um filme que se mantém honesto e cuja história consegue dar alguma emoção ao expectador. No futuro, certamente será lembrando como o primeiro filme de uma associação americana com Bollywood e isso, também no futuro, pode ser algo da máxima relevância para os contornos da indústria de cinema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário