Total de visualizações de página

23 de mar. de 2011

Amazônia segundo o IBGE-para casa


Amazônia

A Floresta Amazônica é a maior floresta tropical do planeta e possui características de vários ecossistemas: além da floresta úmida de terra firme, apresenta diferentes tipos de matas, campos abertos e cerrado. Por ser um conjunto de ecossistemas, ela é considerada um bioma.


Com tantos tipos de solo e relevo, é fácil entender sua importância. A Floresta Amazônica abriga uma infinidade de espécies vegetais e animais: são 1,5 milhão de espécies vegetais catalogadas, por exemplo. Entre os animais, a maior parte é de insetos, mesmo não sendo tão famosos quanto os coloridos papagaios, símbolos da nossa floresta tropical.

A Floresta Amazônica também é muito especial por abrigar grande variedade de macacos e aves. Em seu trecho alagado, são comuns os mamíferos aquáticos como o peixe-boi, a lontra e os botos, e répteis como os jacarés, tartarugas e a conhecida jibóia amazônica. Essa grande variedade de espécies vivas se chama biodiversidade.

Como se não bastasse, a Amazônia também é fundamental para o equilíbrio da Terra, pois seus rios representam cerca de 20% das reservas de água doce do planeta. No Brasil, a Floresta Amazônica abrange os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e ainda uma pequena área do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso.

Nenhum comentário: