Total de visualizações de página

9 de jul. de 2011

O que é resenha?




Basicamente um resumo,mas que difere apenas no fato de vc poder se concentrar apenas na parte principal de um texto para assim vc poder dar sua opinião crítica a respeito do que é falado.





















Fazer resenha é algo que nem sempre sabemos o que colocar lá, não é mesmo? Parece que resumir o que pensamos é sempre muito vago o que faz com que muitas vezes a gente dê voltas e mais voltas e não consiga mais fazer outra coisa além de desviar o assunto. E isso acaba sendo muito ruim quando vamos prestar um concurso público, quando vamos prestar um vestibular para poder fazer parte de uma universidade, porque a redação é algo mais do que importante, e nem sempre podemos falar à vontade e sobre qualquer assunto. É no máximo 30 linhas e no mínimo 15 e sempre sobre um assunto pré-determinado. Fazer uma resenha significa que você terá que pensar um pouco mais e ver as informações que você está coletando. O segredo é: seja bem informado. Quando você tem conhecimento sobre vários assuntos, pelo menos um pouco sobre o que pedir você saberá falar. Por isso, fique sempre atento a televisão e a noticiários.
Use e abuse do espaço para rasurar, nele você coloca uma resenha do que irá colocar na sua redação original, aquela que você entregará. O segredo é que você leia, releia e leia novamente, confira os erros de português uma vez que para cada erro são desconsiderados 0,05 na sua pontuação final. Procure usar o português da forma coloquial, ou seja, evite o máximo que você puder as gírias, e tudo mais, quem lerá a sua redação irá desconsiderar essas formas informais de usar o português. O importante de se fazer uma resenha é que você tem o poder de ver a sua redação antes que você passe a mesma para a folha e entregue. Por isso que você tem que ler atentamente, observe as vírgulas, pontos finais, exclamação, tudo! Assim você poderá corrigir a tempo.
Na hora de você passar a sua resenha a limpo, veja se você não tem mais nada a acrescentar ou a retirar, veja se todas as informações são validas, ou que você tenha colocados as principais. Distribua todo o seu pensamento em parágrafos ordenados e não esqueça de colocar uma proposta para resolução do problema. Não esqueça que uma letra legível na hora de passar tudo a limpo é completamente indispensável, por isso, treine antes mesmo de passar. São dicas simples que pode fazer a grande diferença no final, e que assim você tenha uma boa nota.

Nenhum comentário: