Total de visualizações de página

25 de jun. de 2011

A menor ilha do mundo

Imagine um lugar onde 1.250 pessoas vivam em apenas 10 mil metros quadrados. Essa é a ilha Santa Cruz Del Islote, localizada no Caribe colombiano e considerada o lugar mais apertado do mundo. Com uma densidade de 125 habitantes por quilômetro quadrado, a ilha possui só 97 casas. A praça central tem 4 metros quadrados, menor que o tamanho de um quarto, e é preciso ir até uma ilha vizinha para visitar a igreja ou o cemitério.
Ali o único meio de transporte é a bicicleta. Comparando com o lugar mais espaçoso do mundo, a diferença é assustadora. A Groenlândia, por ter grande parte do território tomado por gelo, tem uma média de 0,026 pessoa por km².
O local é tão pequeno, que para "caber" mais gente, a igreja, o cemitério e o campo de futebol ficam na ilha vizinha.
A média de pessoas por casa em Santa Cruz del Islote é de 13 pessoas e a praça central tem míseros 4 metros quadrados – só cabe mesmo a tal cruz que dá nome ao vilarejo. Mas o mais curioso foi um acontecimento recente: para aumentar a área de circulação das pessoas, cujos únicos meios de transporte terrestre possíveis são bicicleta e as próprias pernas, o dono de um bar decidiu se desfazer de uma mesa de sinuca; a comunidade agradeceu.


Leia mais: clique aqui

Nenhum comentário: