Total de visualizações de página

22 de jun. de 2011

Gincana

 Como fazer uma gincana?

O que irá precisar?
1 cubo de papelão de 30 cm que possa ser jogado no chão pelo grupo. Cada face deverá conter uma atividade a ser cumprida ou um número que corresponda a tarefa a ser realizada.
No dado poderá ter atividades como:
1. Abrace todas as pessoas, uma de cada vez e depois todas ao mesmo tempo;
2. Conte uma piada sem graça em 30 segundos ou faça uma careta mostruosa;
3. Imite, fisicamente, um animal durante 1 minuto, fazendo o som correspondente;
4. Faça uma declaração de amor, durante 1 minuto, para uma pessoa do mesmo sexo, olhando para os olhos dela e segurando nas mãos dela;
5. Imite alguém do grupo e os participantes tem que identificar quem você está imitando;
6. Cante, durante um minuto, uma música super conhecida, mas brega, que todos cantem com você.

Desenvolvimento:
Todos em círculo e com o dado-tarefa no centro. Cada participante deverá jogar o dado e cumprir a tarefa que cair. Caso não seja feita deverá pagar uma prenda e assim por diante até todos terem participado.

Variação:
Poderá ser montada uma rodada em que os participantes coloquem numa caixa, as tarefas que não gostariam de realizar, numerados de 1 a 6. De acordo com o resultado do dado (numérico ou de símbolos) quem jogou o dado deverá escolher um papel do número correspondente. Termina-se a dinâmica de grupo, assim que todos tenham executado pelo menos uma tarefa.

Atividades que exigem velocidade e/ou destreza dos participantes:
1) Dinâmica de grupo de passar a bola – participantes divididos em colunas, um atrás do outro com os braços estendidos para o alto. O primeiro de cada coluna passa a bola por cima da cabeça para o colega que está atrás. Quando o último da coluna pegar a bola, ele corre para a frente da coluna e recomeça a passar a bola, o vencedor será a coluna que a criança que começou a dinâmica de grupo volte a se a primeira.

2) Pisar na bexiga – todos com uma bexiga cheia amarrada ao pé. Quando o educador der o sinal, todos devem estourar a bexiga dos outros participantes sem deixar que estourem a sua. Ganharão um brinde as duas últimas pessoas que permanecerem com a bexiga amarrada e sem que tenha estourado.

3) Tempestade – O aplicador da dinâmica organizará a turma, pedindo para que formem um círculo, sentados nas suas cadeiras sem sobrar nenhuma vazia. O líder ficará no centro do círculo e dirá: Estamos todos em um barco que se encontra em alto mar rumo ao desconhecido. Quando o líder disser: “Olá da direita”, todos deverão mudar de lugar, sentando-se na cadeira do colega da direita. Quando disser disser: “Olá da esquerda”,todos deverão mudar de lugar, sentando-se na cadeira do colega da esquerda. O líder dará as ordens, outras do tipo para a direita ou para esquerda, de pé ou sentados. Em algum momento, ele dirá “Tempestade”, nesse instante, todos deverão mudar de lugar, ocupando uma cadeira qualquer. Depois de duas ou três ordens, o líder aproveitará a confusão e ocupará uma das cadeiras. A pessoa que ficar sem lugar continuará a animação do jogo.

4) Salto em linha – formar duas filas de participantes (equipe contra equipe), eles devem colocar a mão esquerda sobre ombro do colega de frente e com a mão direita segurava o pé direito do mesmo colega. Ao sinal dado, cada fila corre saltando somente no pé esquerdo (até o último jogador), até um ponto pré estabelecido e volta até a linha de partida. Se soltar o pé ou mão ou parar de pular, a fila se organiza e continua do ponto que parou. Vence quem chegar primeiro.

5) Bigode Perfeito – Os participantes são divididos em duas equipes, dispostas paralelamente. Os participantes das duas equipes viram se de costas um para o outro, esforçando-se para manter o barbante entre o nariz e o lábio superior. Ao sinal do animador, voltam-se um para o outro e olham-se mutuamente, sem rir e sem deixar cair o bigode fenomenal. O vencedor será o último que conseguir se manter nestas condições.

6) Fazendo Nós – organizar duas fileiras, dado o sinal cada fila recebe um barbante, o qual deve ser passado para os companheiros de equipe, porém deve ser feito um nó por cada participante.

7) Limpando a natureza - Os participantes são divididos em equipes de três pessoas no máximo. Os participantes deverão fazer uma limpeza rápida e bastante eficiente em determinada região, esforçando-se para trazer a maior quantidade de lixo para a reciclagem. Ao sinal do animador, cada trio deverá escolher um local para a limpeza e recolhimento de material para a reciclagem. Não podem ser utilizadas as latas de lixo, pois isso não é o principal objetivo da tarefa. Faz-se necessário pesar ou contar para saber qual a equipe vencedora. Depois de todos os lixos serem contados ou pesados, o líder dirá que todos são vencedores, pois está salvando a “mãe natureza”.

Nenhum comentário: