Total de visualizações de página

11 de jun de 2011

De que é feito o vidro?







O PROCESSO DE PRODUÇÃO DO VIDRO
Diagrama de produção do Vidro Float
Estágio 1 : Forno de Fusão
A mistura de areia com os demais componentes do vidro é dirigida até o forno de fusão através de correias transportadoras. Com temperatura de até 1.600ºC, a composição é fundida, afinada e
condidionada termicamente, transformando-se numa massa pronta para ser conformada numa folha contínua.
Estágio 2 : Banho Float
A massa é derramada em uma piscina de estanho líquido, em um processo contínuo chamado "Float Bath"( Banho Float). Devido à diferanças de densidade entre os materiais, o vidro flutua sobre o estanho, ocorrendo um paralelismo entre as duas superfícies.
Essa é a condição para que a qualidade óptica superior do vidro float seja atingida. A partir desse ponto é determinada a espessura do vidro, através da ação do top roller e da velocidade da linha. Quanto maior a velocidade da linha, menor a espessura resultante.
Estágio 3: Galeria de recozimento
Perfil de tensões do vidro observada na Galeria de Recozimento
Em seguida, a folha de vidro entra na galeria de recozimento, onde será resfriada controladamente até aproximadamente 120ºC e, então, preparada para o corte.
Estágio 4: Inspeção automática
Antes de ser recortada, a folha de vidro é inspecionada por um equipamento chamado "scanner", que utiliza um feixe de raio laser para identificar eventuais falhas no produto. Caso haja algum defeito decorrente da produção do vidro, ele será automaticamente refugado e posteriormente reciclado.
Estágios 5, 6 e 7 : Recorte, empilhamento e armazenagem
O recorte é realizado em processo automático e em dimensões pré-programadas. As chapas de vidro são empilhadas automaticamente e pacotes prontos para serem expedidos e armazenados.
FONTE: Cebrace - Brasil

Nenhum comentário: