Total de visualizações de página

23 de jun. de 2011

como fazer batata frita?


Eu gosto demais de uma batatinha frita,uma vez eu e minha amiga fizemos uma batatinha,ficou muito bom,mais tem uma questão!

         Como fazer uma batata frita?



 Ingredientes 
- 1 quilo de batata de boa qualidade
- sal 
- óleo para fritar 
Modo de preparo
1 - Lave, descasque e corte as batatas em fatias e depois em tiras, não muito grossas, para serem mais fáceis de fritar. Coloque-as em água fria e lave bem (trocando a água umas duas ou três vezes, para retirar toda a goma possível. Deixe-as numa vasilha com água, para que não escureçam até a hora de fritar. 
2 - Coloque uma frigideira funda no fogo e nela despeje, pelo menos uns 3 dedos de óleo e deixe aquecer. Seque as batatas em um pano de prato limpo. Teste a temperatura do óleo, jogando nele uma fatia de batata. Se, imediatamente, o óleo fazer borbulhas, como se fervesse, em torno da batata, estará quente o bastante. 
3 - Despeje a metade da batata descascada (cerca de meio quilo). O efeito imediato no óleo é este da foto. O óleo "ferve". Por isso é importante secá-las: para evitar queimaduras, com eventuais respingos de óleo quente, A menos que possua uma frigideira de cesto. Se tiver uma frigideira elétrica, aqueça-a a 200°C e coloque as batatas escorridas no cesto apropriado. 
4 - Frite até estarem douradas e retire, colocando sobre um papel absorvente. Coloque a outra porção para fritar, mantendo estas, já fritas, aquecidas. Você pode colocá-las no forno pré aquecido, com a porta semi-aberta (não feche o forno, pois as batatas murchariam). Polvilhe com sal, antes de servir. 

Batatas Fritas em Rodelas: As batatas devem ser cortadas em rodelas finas. O mais prático é passá-las no ralador (ou no fatiador) de queijo, na lâmina larga. Lave bem, para tirar a goma, seque e frite, meio quilo por vez, em fogo forte (a 200ºC), por aproximadamente dois a três minutos, até ficarem douradas. Sirva quentes.

Batata Palha: Corte as batatas em rodelas e depois em palitos, do tamanho de palitos de fósforo. Frite em bastante óleo, a cerca de 200ºC, em fogo forte, até ficarem douradas e crocantes. 

Batatas Fritas à Francesa (Grossas): As batatas fritas em restaurantes são fritas em duas etapas, uma primeira, que "cozinha" a batata em óleo um pouco menos quente (180°C) e uma segunda fritura, a 200º, que a doura, pouco antes de ser servida. Se quiser fazê-las assim, corte-as grossas, lave-as e frite-as normalmente, retirando-as quando estiverem começando a dourar. Depois de uma hora, ou mais, mergulhe-as no óleo a 200ºC e frite por um minuto até estarem crocantes e douradas.

Dicas: 1 - A casca da batata, bem limpa e escovada, pode ser frita, sem problemas. Lave e seque, normalmente, frite em óleo bem quente, depois polvilhe com sal e pimenta e sirva. 
2 - Essas batatas em pacotes, tipo "chips" que comemos com tanto gosto, não são descascadas, antes do preparo. Você pode fazê-las da mesma forma em casa. Lave-as e escove-as bem, apenas.
3 - Seque sempre os alimentos a serem fritos em óleo abundante para evitar que a temperatura do óleo abaixe, quando da colocação do alimento, e que se forme espuma. 
4 - Qualquer alimento a ser frito, exige que verifique a temperatura do óleo, antes da colocação. 
5 - Nunca coloque muita batata ao mesmo tempo, pois a diminuição da temperatura do óleo, fará o alimento cozinhar-se, ficando encharcado.
6 - As batatas, como qualquer outro alimento frito em bastante óleo, devem ficar imersas no mesmo, por esta razão, verifique o tamanho da frigideira e a quantidade de óleo que vai usar, para calcular quanta batata pode colocar a cada leva. Nunca coloque mais óleo que aquele que atinja 1/3 da altura da frigideira que for usar.
7 - Os melhores óleos para frituras são os óleos vegetais, pois são feitos para suportar altas temperaturas.
8 - O óleo que sobra na frigideira, pode ser utilizado novamente. Para isso, guarde-o em vasilha fechada, em local protegido. Contudo, acrescente um pouco de óleo novo a cada fritura. O óleo que usar para fritar peixe ou outros alimentos de sabores fortes, devem ficar separados apenas para essa finalidade.
9 - Tome sempre muito cuidado quando estiver fazendo frituras, principalmente, se tiver crianças em casa. Não deixe a fritura no fogo, saindo da cozinha, para nada.
Não ande pela cozinha com a frigideira ou panela cheia de óleo quente. Não deixe o cabo da frigideira ou panela virada para o lado de fora do fogão, onde pode ser alcançada por crianças ou que você possa inadvertidamente, encostar, fazendo-a cair. Seque sempre o alimento, antes de colocá-lo no óleo quente. Nunca encha demais o recipiente que utilizará para fritar.

Nenhum comentário: