Total de visualizações de página

5 de jun. de 2011

De que é feita uma estrela?





As estrelas são formadas em grande parte do gas hidrogenio. São bolas de gas imensas. Tão grande e com tanta massa que a gravidade nelas faz com que a pressão e a temperatura seja tamanha que no centro da estrela os atomos de hidrogenio começam a se fundir e se transformam em hélio. Isso faz uma força contraria a gravidade e a estrela se estabiliza. É este processo que gera o calor que recebemos do sol e que faz as estrelas brilharem. 

No começo da vida de uma estrela, ela é feita basicamente de hidrogenio. Mas no final da vida dela, o hidrogenio acaba e ela fica só co o hélio. Se a estrela for grande o suficiente, a gravidade vai "espremer" o gas da estrela novamente e pode chegar ao ponto de fundir os atomos de hélio mais pesados como litio, bário, carbono oxigenio, etc. 

Então, a composição de uma estrela depende da fase da sua vida. Ela pode ser uma simples bola de hidrogenio ou ter outros elementos mais pesados nela. Mas ela passa a maior parte da sua vida transformando hidrogenio em hélio.

Nenhum comentário: