Total de visualizações de página

4 de jun de 2011

como fazer um óculos 3D?


Como fabricar um óculos 3D

 
Concentre o foco em um objeto qualquer, como um lápis sobre a mesa, e observe-o alternadamente com um olho e depois com o outro. Ele parece se mover! A explicação é simples: nossos olhos, apesar de bem próximos entre si (aproximadamente 7 cm), não veem exatamente a mesma coisa. Cada olho distingue duas dimensões, não três. Então, como conseguimos perceber o volume dos objetos? É nosso cérebro quem se encarrega de integrar as duas imagens simultâneas, criando uma terceira em 3D. Sem ela, não poderíamos viver. A alimentação, por exemplo, seria uma tarefa quase impossível. Todas as artes visuais, como a pintura, a fotografia, o cinema e a TV, sempre tentaram fazer com que seus suportes em duas dimensões oferecessem a ilusão da tridimensionalidade. 

Em 1840, para surpresa de seus contemporâneos, o cientista britânico Charles Wheatstone inventou o primeiro aparelho que, a partir de duas fotografias em preto e branco, conseguia gerar um impressionante efeito em 3D. Desde então, foram desenvolvidas múltiplas variações. A ideia mais bem-sucedida é simples. Baseia-se em projetar duas imagens simultâneas e sobrepostas, apenas deslocadas uma da outra. À primeira vista parece um erro, o que os impressores denominam "fora de registro". Mas se usarmos óculos especiais, já não percebemos este erro aparente. Mediante filtros diferentes, um olho recebe uma das duas imagens, enquanto o outro recebe a outra. É assim que se reproduz a visão "natural": cada olho observa algo levemente diferente, o cérebro compõem a imagem final e então vemos a figura bidimensional tornar-se corpórea. A técnica de decomposição da imagem em duas sobrepostas, assim como as características dos óculos, cada vez mais sofisticados, evoluíram enormemente. No entanto, o princípio geral em que se baseia continua o mesmo. 

Agora que você já tem seus óculos 3D, você está pronto para nosso Tornado 3D. Aproveite para visitar o infovídeo de tornados e a Experiência Tornado 360º em 19 megapíxeis. 

Nenhum comentário: